Distribuição de DF-e

Olá, como podemos lhe ajudar?
< Todos tópicos
Print

O ambiente nacional implementou um serviço de distribuição de DF-e – Documentos Fiscais eletrônicos de interesse dos atores da NF-e;

Este serviço permite que um ator da NF-e tenha acesso aos documentos fiscais eletrônicos (DF-e) e informações resumidas que não tenham sido gerados por ele e que sejam de seu interesse. Pode ser consumido por qualquer ator de NF-e, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, que possua um certificado digital de PJ ou PF. No caso de Pessoa Jurídica, a empresa será autenticada pelo CNPJ base e poderá realizar a consulta com qualquer CNPJ da empresa desde que o CNPJ base consultado seja o mesmo do certificado digital.

Os documentos fiscais eletrônicos e informações resumidas estarão disponíveis para distribuição por até 3 meses após sua recepção pelo Ambiente Nacional da NF-e. A distribuição ocorrerá para os atores que desempenham papéis de emitente, destinatário, transportador e terceiros (informado na tag autXML) conforme tabela abaixo:

DocumentoEmitenteDestinatário1Transportador1Terceiros1
NF-eNãoSimSimSim
Evento de CancelamentoNãoSimSimSim
Evento de Carta de CorreçãoNãoSimSimSim
Eventos de Manifestação do DestinatárioSimNãoNãoSim
Eventos da Suframa (Vistoria/Internalização)SimSimNãoSim
EPECNãoSimSimNão
Resumo de NF-eNãoSimNãoNão
Resumo de Eventos CT-e Autorizado/CanceladoSimSimSimSim
Resumo de Eventos MDF-e Autorizado/CanceladoSimSimSimSim
  1. Os documentos fiscais e resumos de eventos estarão disponíveis somente se o destinatário se manifestar dando “Ciência da Operação”, “Operação não Realizada” ou “Confirmação de Operação” para a NF-e. Antes da manifestação do destinatário fica disponível unicamente a estrutura XML de “Resumo de NF-e”.
  2. A NF-e estará disponível somente para o transportador identificado no grupo X03.
  3. A NF-e estará disponível para terceiros somente cujo CNPJ ou CPF estiver informado na tag autXML.

Neste novo modelo de armazenamento dos DF-e, cada ator terá os documentos de interesse organizados em separado com uma sequencial própria, isto quer dizer que cada ator terá um NSU próprio, ou seja, todos os seus documentos serão armazenados sequencialmente e não haverá “saltos” no NSU.

Este modelo de armazenamento será mais simples de administrar, pois o NSU será sequencial e todos os NSU válidos do ator terão um documento vinculado.

Was this article helpful?
0 out of 5 stars
5 Stars 0%
4 Stars 0%
3 Stars 0%
2 Stars 0%
1 Stars 0%
How can we improve this article?
How Can We Improve This Article?
Sumário